
DIVERSÃO E BRINCADEIRAS

Bolhas de Sabão Gigante
Toda criança adora brincar de fazer bolha de sabão, imagina com bolha de sabão gigante! Não sabe como fazer? Ver uma bolha gigante de gelo seco crescendo em uma bacia é muito legal, mas fazer bolhas gigantes ao ar livre é melhor ainda!
PARA FAZER AS BOLHAS GIGANTES, VOCÊ SÓ VAI PRECISAR DE:
-
Água
-
Sabão
-
Xarope de milho
Quando você já tiver feito a mistura com os ingredientes, não se esqueça de deixá-la descansando durante um tempo. Depois, tente achar um lugar com espaço para que as suas bolhas não fiquem limitadas e pequenas.
Lembre-se: quanto maior a argola e o espaço, mais sucesso você terá em fazer as super bolhas!
Acompanhe o passo a passo no video do youtube

Telefone Sem Fio
Já ouviu aquela frase: “quem conta um conto, aumenta um ponto”? O propósito desse jogo não fica apenas para a diversão. Observar como chegará a frase aos ouvidos do último participante servirá também (caso ela não chegue completa) para exemplificar como um “boato ou mentira” pode se propagar de forma errada.
1. Forma-se uma fila de crianças ou uma roda;
2. A primeira criança escolhida deverá ser a primeira participante a falar algo no ouvido do seu colega
do lado;
3. Este passa a informação que recebeu para o colega seguinte e assim sucessivamente até que
chegue no ouvido do último participante.
Dica: escolha uma frase como engraçada ou difícil, como uma trava língua: “O rato roeu a roupa do Rei de Roma“.

Corrida de Sacos
A corrida de sacos, é uma brincadeira tradicional que as crianças tem brincado há muitos séculos. Segundo historiadores, essa atividade pode-se datar do século XVII quando os hortelãos realizavam corridas depois do almoço.
Trata-se de uma brincadeira muito simples em que somente se requer um saco (normalmente de estopa) e bastante habilidade e equilíbrio das crianças. É um jogo clássico, ideal para festas de aniversário, picnics, churrascos ou passar um dia divertido ao ar livre..
Para brincar de corrida de sacos, quanto mais crianças participem, é melhor e mais divertido. Com esse jogo, as crianças exercitarão sua velocidade, esforço e resistência. É uma brincadeira perfeita para que as crianças façam novas amizades, aprendam a compartilhar e melhorem sua coordenação.
1 - As crianças devem colocar os pés dentro do saco e esperar alguém dar a ordem de saída.
2 - Para começar a corrida, as crianças devem segurar o saco com uma mão para evitar que caia abaixo dos joelhos e ao mesmo tempo manter o equilíbrio para poder saltar.
3 - Durante toda a corrida, as crianças devem manter as duas pernas dentro do saco até chegar ao final.
4 - Ganha quem chegar primeiro à linha da meta.
Importante: As crianças devem brincar numa superfície segura e sem muitos obstáculos, já que as quedas são inevitáveis.

Amarelinha
O jogo da Amarelinha, brincadeira também conhecida como pular macaco, academia, maré ou sapata, é uma atividade infantil muito conhecida e tradicional no Brasil. Ao mesmo que tempo que ajuda as crianças a conhecer e a escrever os números, também desperta e exercita as suas habilidades como contar, raciocinar e o equilíbrio.
A sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes dará mais agilidade, coordenação e força. É uma brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor das crianças.
1- Com um giz branco, desenhar o diagrama composto de 10 quadros, e depois numerá-los de 1 a 10, com diferentes cores de giz. Se pode fazer uma amarelinha menor ou maior, segundo o tamanho e as capacidades das crianças.
2- Feito isso, para começar a jogar, a criança deve se posicionar de costas, atrás do primeiro quadrado, e atirar o marcador. A casa onde cair o marcador será o quadrado em que a criança não poderá pisar.
3- A criança começará o circuito da amarelinha pulando com um (nas casas solitárias) ou dois pés (nas casas duplas) segundo a posição dos quadrados. O objetivo é, sem pisar na casa onde está o marcador, que a criança percorra pulando a amarelinha até o número 10, pegue o marcador e volte.
4- Se a criança errar, ou seja, não conseguir se equilibrar para pegar o marcador, então será a vez do próximo jogador.
5- Será vencedora a criança que consiga completar todo o percurso primeiro, ou seja, que vá e volte trazendo o marcador, sem se desequilibrar.
6- Também se pode inovar neste jogo. Se pode fazer amarelinhas com formatos diferentes, para facilitar ou dificultar a brincadeira. A criatividade também conta.

Slime (Amoeba)
Receita básica de amoeba (com cola branca)
Receita básica de amoeba. Imagem Toda Atual
Ingredientes:
-
Agua boricada (150 ml)
-
Cola branca
-
Bicarbonato de sódio (1 colher )
-
Corante alimentício
Modo de preparo:
-
Em um copo coloque água boricada e acrescente o bicarbonato de sódio aos poucos e vá mexendo. Você deve acrescentar bicarbonato até as bolinhas sumirem da água por completo.
-
Em uma tigela adicione a cola, algumas gotas de corante e vá acrescentando aos poucos a misture que você fez de água boricada com bicarbonato.
-
Mexa bastante, quanto mais mexer mais sua geleca vai ficar elástica. Estará pronta quando não grudar mais nas mãos.